Benefícios da Chia: riqueza alimentar desde nossos antepassados

Conheça os benefícios da chia, uma minúscula semente que pode melhorar a sua qualidade de vida.

A semente de chia é minúscula, de forma oblonga e suas sementes são oleaginosas.

Muitos especialistas em nutrição indicam que a Salvia hispânica ou Sementes de Chia como é popularmente conhecida.

Isso porque ela  faz parte no topo da lista dos alimentos funcionais contendo propriedades saudáveis e nutricionais.

Um dos benefícios da chia são suas sementes: fontes incríveis de fito nutrientes, como ácidos graxos ômega-3 – α-linolênico, antioxidantes, minerais, vitaminas e fibras alimentares em proporções corretas que uma necessidade do corpo humano precisa

Historia sobre a Chia

Sementes de Chia foram consumidas em dietas maias e astecas durante séculos.

Elas fizeram parte também da cultura dos nativos mexicanos, sendo cultivadas na mesma medida que o milho e o amaranto.

No entanto, quando os conquistadores espanhóis chegaram e baniram a Chia, a semente desapareceu.

Ela saiu do conhecimento comum e não reapareceu até os últimos anos, quando o Dr. Wayne Coates re-descobriu a semente de chia e trazendo-a de volta para a comercialização.

Tipos de  Sementes de Chiachia-semente

A chia ou salvia hispânica é uma semente, que pode variar nas cores preta, marrom ou branco.

As sementes medem cerca de 1 mm de diâmetro.

Sua pelagem externa lisa feita de mucilagem higroscópico, que absorve água ficando inchada.

Botanicamente, a chia é uma planta de baixo crescimento. Nome científico: Salvia hispânica.

planta-de-chiaCultivo da Chia

Chia cresce em uma pequena planta que pode ser colhida durante todo o ano, florescendo sob solo fértil e bem drenados.

A planta cresce até 1 metro de altura e tem amplo, cor verde sai com margens serrilhadas.

Roxo, flores cor-de-rosa-violeta em picos aparecer após cerca de 4 meses após a muda.

chia-beneficios

10 Benefícios da semente de Chia para saúde!

1. Nutrientes essenciais

Sementes de Chia é composta de quase todos os nutrientes essenciais como proteínas, omega-3 ácidos graxos, antioxidantes, fibras alimentares vitaminas e minerais que são essenciais para o crescimento e desenvolvimento ideal.

2. Fonte de Gordura insaturadas

Sendo uma semente oleaginosa, chia é rica em calorias.

100 g de sementes de fornecer 388 calorias.

No entanto, grande parte de suas calorias provenientes de ácidos graxos poli-insaturados – PUF.

Sementes de Chia têm excelente proporção de omega-3 a 6 gorduras poli-insaturadas, na proporção recomendada de 1:4.

3. Fonte de ômega-3

Chia contém omega 3, é o ácido alfa-linoléico – ALA.

Estudos descobriram que ALA e outros ácidos graxos ômega 3, por sua virtude de ação anti-inflamatória ajudam a diminuir o risco de pressão alta, doença arterial coronariana, acidente vascular cerebral e de mama, cólon e próstata.

Quantidades adequadas de ômega-3 na dieta do são essenciais para o desenvolvimento normal e maturação do sistema nervoso em lactantes e crianças.

4. Antioxidante

Sementes de Chia é composta por vários antioxidantes que beneficiam a saúde,  que são os ácidos ferúlicos, ácidos cafeicos e quercetinas.

5. Fonte de Fibras

100 g de sementes fornecem cerca de 91% dos níveis de ingestão diária recomendada de fibra dietética.

O revestimento exterior de chia é feito de mucilagem solúvel em água, um polissacarídeo de amido não (PEN).

Isso aumenta de volume várias vezes e adquire consistência semelhante a gel.

Mucilagem ajuda na digestão e evacuações suaves.

6. Não contém glúten

A semente é livre de glúten de grãos.

Pessoas com sensibilidade conhecida ao glúten, com doença de celíaca, podem adicioná-lo na dieta.

7. Baixo índice glicêmico

Chia é um dos alimentos com baixo índice glicêmico.

Produtos alimentares pobres em glicêmico ajuda índice em uma melhor regulação dos níveis de glicose no diariamente no sangue.

Substituição de chia para arroz e outros grãos de cereais que podem beneficiar pessoas com diabete.

8. Fonte de Vitaminas

As sementes de chia são uma excelente fonte de vitaminas como a niacina, riboflavina, tiamina, ácido fólico.

Niacina é uma importante vitamina do complexo B encontrada em abundância na chia, quase mais do que o dobro da quantidade de sementes de gergelim.

100 g de chia fornece cerca de 8,83 mg ou 55% dos níveis diária exigidas de niacina.

A niacina ajuda a reduzir os níveis de colesterol LDL no sangue.

Além disso, aumenta a atividade do GABA no cérebro, o que por sua vez ajuda a reduzir a ansiedade e neuroses.

9. Fonte de Minerais

As sementes de chia são fontes extremamente ricas de muitos minerais essenciais.

cálcio, fosforo, ferro, manganês e magnésio são particularmente concentradas em chia.

Muitos desses minerais têm um papel vital na mineralização óssea, a produção de células vermelhas do sangue, a síntese de enzimas, bem como a regulação das atividades do músculo cardíaco e esquelético.

10. Alto valor nutricional

Um dos benefícios da Chia é que apenas algumas colheres de sopa cheia de chia por dia fornecem níveis recomendados suficientes de fenólicos antioxidantes, minerais, vitaminas e proteínas.

Veja no vídeo sobre os benefícios da chia!

Tabela nutricional

Veja a tabela abaixo para análise detalhada de nutrientes:

Sementes de chia
Salvia hispanica

valores por 100 g.

Princípio Valor nutricional Porcentagem de RDA
Energia 486 kcal 24%
Carboidratos 42,12 g 32%
Proteína 16,54 g 30%
Gordura total 30,74 g 102%
Colesterol 0 mg 0%
Fibra Alimentar 34,4 g 91%
Vitaminas
Folatos 49 μg 12%
Niacina 8,83 mg 55%
Riboflavina 0,17 mg 13%
Tiamina 0,62 mg 52%
Vitamina A 54 UI 2%
Vitamina C 1,6 2%
Vitamina E 0,5 mg 3%
Eletrólitos
Sódio 16 mg 1%
Potássio 407 mg 9%
Minerais
Cálcio 631 mg 63%
Cobre 0,924 mg 102%
Ferro 7,72 mg 97%
Magnésio 335 mg 83,5%
Manganês 2,723 mg 118%
Fósforo 860 mg 223%
Selênio 55,2 μg 1%
Zinco 4,58 mg 42%

Fonte: base de dados do USDA National Nutrient

Fontes

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Chá de camomila, umas das mais fortes e tradicionais infusões medicinais
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