Benefícios da beterraba: planta maravilha da raíz às folhas

Os benefícios da beterraba começam desde sua raiz. Descubra as maravilhas desta pequena planta herbácea com amplas folhas verde-escuras.

Sua raiz principal subterrânea vence em 50-60 dias da semeadura e pesa cerca de 100 a 150 g.

Botanicamente, a beterraba pertence ao Amarathaceae família, na beta gênero.

Seu nome científico é Beta vulgaris.

A acelga é um outro membro no beta gênero cultivada por suas folhas comestíveis.

Um dos benefícios da beterraba é conter antioxidantes pigmentos exclusivos na raiz.

Suas folhas também promovem proteção contra doença arterial coronariana e acidente vascular cerebral, os níveis de colesterol no organismo, e tem efeitos antienvelhecimento.

Se não for colhida, continua crescendo em tamanho ficando com até mais de 500 g, e podem desenvolver fissuras superficiais, perde sabor e tornar-se pouco apetecível por causa do teor de fibra em excesso.

Existem diferentes cultivos da Beterraba,  vermelhas, laranja, amarelos e brancos.

A cor vermelho, original da beterraba vermelha é devido ao betalain pigmentos, como betanina e betacianina.

Variedades amarelas são ricas em xantina-ß pigmento.

Ambos raiz e folhas superiores da beterraba são usadas ​​para o consumo.

A beterraba é altamente nutritiva e promove saúde cardiovascular.

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7 benefícios da beterraba para saúde

1. Baixa em Calorias

Beterraba é muito baixa em calorias – fornecendo apenas 45 kcal por 100 g.

Dois dos benefícios da beterraba são conter zero colesterol e pequena quantidade de gordura.

Seus benefícios nutricionais vêm principalmente de fibras, vitaminas, minerais e plantas único derivado antioxidantes.

2. Fonte de Fitoquímicos

A raiz é rica fonte de composto fitoquímico, glicina betaína. betaína tem a propriedade de diminuir os níveis de homocisteína no sangue.

A homocisteína , um metabolito altamente tóxico, promove a coagulação de plaquetas, bem como a formação de placas ateroscleróticas, que, de outro modo, pode ser prejudicial aos vasos sanguíneos.

Altos níveis de homocisteína no sangue resultado no desenvolvimento de doença arterial coronariana – DAC, acidente vascular cerebral e doenças vasculares periféricas.

3. Fonte de Folatos

Um dos benefícios da beterraba cru é ser uma excelente fonte de folatos.

Beterraba contém cerca de 100 g ug/100 desta vitamina – Fornecendo 27% da RDA.

No entanto, a ampla cozinha pode esgotar significativamente o seu nível nos alimentos. Os folatos são necessários para a síntese de ADN no interior das células.

Quando administrado durante peri concepção período folatos pode prevenir defeitos do tubo neural no bebê.

4. Fonte de Vitamina C

Beterraba contêm pequenas quantidades de vitamina-C , no entanto, suas folhas é a principal fonte desta vitamina.

100 g de beterraba fornece 30 mg ou 50% da RDA.

A vitamina C é um dos poderosos antioxidante natural, o que ajuda o corpo humano a limpar os radicais livres nocivos, uma das razões para o desenvolvimento de câncer.

5. Previne contra o câncer

Um dos principais benefícios da beterraba  é uma excelente fonte de carotenóides, anti-oxidantes, flavonóides e vitamina A, contém estes compostos várias vezes mais do que a nas raízes.

A vitamina A é necessária a manutenção de membranas mucosas e pele saudáveis ​​e é essencial para a visão.

O consumo de vegetais naturais ricos em flavonóides ajudam a proteger contra cânceres de pulmão e da cavidade oral.

6. Fonte de Vitaminas do Complexo B e Minerais

Beterraba é uma fonte rica de vitaminas do complexo B, tais como a niacina B3, o ácido pantoténico B5, piridoxina B6 e sais minerais, tais como ferro, manganês, cobre e magnésio.

A raiz de beterraba de fato tem muito bons níveis de potássio.

100 g de raiz fresca tem 325 mg de potássio ou 7% das necessidades diárias.

O potássio reduz a frequência cardíaca e regula o metabolismo dentro das células por contrariar os efeitos prejudiciais de sódio.

Veja a tabela nutricional da beterraba

Perfil nutricional de beterraba
Beta vulgaris

Valor por 100 g

Princípio Valor nutricional Porcentagem de RDA
Energia 43 cal 2%
Carboidratos 9,56 g 7%
Proteína 1,61 g 1%
Gordura total 0,17 g 0,5%
Colesterol 0 mg 0%
Fibra Alimentar 2,80 g 7%
Vitaminas
Folatos 109 µg 27%
Niacina 0,334 mg 2%
Ácido pantotênico 0,155 mg 3%
Piridoxina 0,067 mg 5%
Riboflavina 0,057 mg 4%
Tiamina 0,031 mg 2,5%
Vitamina A 33 UI 1%
Vitamina C 4,9 mg 8%
Vitamina E 0,04 mg 0,5%
Vitamina K 0,2 µg 0%
Eletrólitos
Sódio 78 mg 5%
Potássio 325 mg 7%
Minerais
Cálcio 16 mg 1,5%
Cobre 0,075 mg 8%
Ferro 0,80 mg 10%
Magnésio 23 mg 6%
Manganês 0,329 mg 14%
Zinco 0,35 mg 3%
Fito-nutrientes
Caroteno-ß 20 µg
Betaína 128,7 mg
Luteína-zeaxantina 0 µg

Fonte: base de dados do USDA National Nutrient

Fontes

  1. Refer Stanford School of Medicine Cancer information Page- Nutrition to Reduce Cancer Risk. (em inglês)
  2. USDA National Nutrient database.(em inglês)
  3. The American Journal of Clinical Nutrition-Betaine in Human nutrition.(em inglês)
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