Benefícios da Abóbora: conheça mais sobre vegetal super nutritivo

Abóbora é um dos vegetais amplamente cultivado e cultural, sendo popular em todo o mundo.

Incluindo os EUA que é um dos maiores produtores e exportadores de abóboras.

Nesse sentido, criamos esse texto para ressaltar todos os benefícios da abóbora e porque inserí-la na alimentação.

A abóbora é conhecida por ser rica em antioxidantes vitais e vitaminas importantes para nosso organismo.

O vegetal contêm poucas calorias de vegetais,  vitamina A, flavonóide poli-fenólicos antioxidantes, como leutin, xanthin e boas quantidades de carotenos.

A planta de abóbora é uma trepadeira de crescimento rápido que se arrasta sobre a superfície de uma forma semelhante como a de outras cucurbitáceas legumes família e frutas, como pepino , abóbora , melão.

Tipos de Abóboras

Esse vegetal varia muito de forma, tamanho e cor.

Abóboras gigantes geralmente pesam de 4 a 6 kg podendo atingir até 25 kg.

Abóboras do tipo Golden nugget são planas, cremosas, menores e têm carne doce na cor laranja.

Abóbora em geral, apresentam cor laranja ou amarelo, no entanto, algumas variedades apresentam escuro para verde pálido, marrom, branco, vermelho e cinza.

Estrutura da Abóbora

A cor é largamente influenciada por pigmentos amarelo-laranja na sua casca e da polpa.

A casca é lisa, com nervuras verticais de luz.

Na estrutura, a sua polpa da abóbora caracteriza cor amarela a laranja, dependendo-se sobre os pigmentos polifenólicos na mesma.

No interior da abóbora tem um centro oco, com inúmeras semente brancas, pequenas, coloridas intercaladas na net como a estrutura.

As sementes de abóbora são uma grande fonte de proteínas, minerais, vitaminas e ácidos graxos ômega-3.

abobora-beneficios

8 Benefícios da Abóbora para a Saúde!

1. Baixas calorias

Abóbora contém baixas calorias vegetais. 100 g de abóbora fornece apenas 26 calorias e não contém gorduras saturadas ou colesterol.

No entanto, é rica em fibras dietéticas, antioxidantes, minerais, vitaminas.

O vegetal de abóbora é um dos itens alimentares recomendados por nutricionistas no controle do colesterol e para a redução de peso.

2. Antioxidante

Abóbora é um celeiro de muitas vitaminas antioxidantes como a vitamina-A, vitamina C e vitamina-E.

3. Fonte de Vitamina A

Com 7.384 mg por 100 g, é um dos vegetais na família Cucurbitaceae apresentando níveis mais altos de vitamina-A , fornecendo cerca de 246% do RDA .

A vitamina A é um poderoso anti-oxidante natural e é exigido pelo organismo para manter a integridade da pele e membranas de muco.

Também é uma vitamina essencial para a boa vista visual.

Os estudos sugerem que alimentos naturais ricos em vitamina A ajuda a proteger o corpo contra o câncer de pulmão e da cavidade oral.

4. Previne envelhecimento

A abóbora é uma excelente fonte de diversos poli-fenólicos compostos flavonóides naturais, tais como α, carotenos ß, criptoxantina, luteína e zea-xanthin.

Carotenos converter em vitamina A no interior do corpo.

Zea-xanthin é um anti-oxidante natural que possui os raios UV (ultra-violeta) ações de filtragem na mácula lútea na retina dos olhos.

Assim, ajuda a proteger contra a “doença macular relacionada à idade” (DMRI) em idosos.

5. Fonte de vitaminas do Complexo B

Dentre os benefícios da abóbora, ela é uma boa fonte de grupo do complexo B de vitaminas como folato, niacina, vitamina B-6 (piridoxina), tiamina e ácido pantotênico.

6. Fonte de minerais

Abóbora também é rica fonte de minerais, como cobre, cálcio, potássio e fósforo.

7. Fonte de fibras

As sementes de abóbora na verdade são uma excelente fonte de fibras alimentares e ácidos gordos mono-insaturados, que são bons para a saúde do coração.

Além disso, as sementes são fontes concentradas de proteínas, sais minerais e vitaminas que beneficiam a saúde.

Por exemplo, com 100 g de sementes de abóbora fornecer 559 calorias, 30 g de proteína, 110% de RDA, de ferro, 4,987 mg de niacina (31% RDA), selénio (17% da DDR), zinco (71%) , etc, mas sem colesterol.

8. Fonte de aminoácido

As sementes da abóbora são uma excelente fonte de aminoácido triptofano.

O triptofano é convertido para o GABA no cérebro.

Veja no vídeo os benefícios da Abóbora para saúde!

Tabela Nutricional

Veja a tabela abaixo para análise detalhada de nutrientes:

Abobora (Cucurbita spp)

Valor nutricional por 100 g

Princípio Valor nutricional Recomendação diária
Energia 26 Kcal 1%
Carboidratos 6,50 g 5%
Proteínas 1,0 g 2%
Gorduras totais 0,1 g 0,5%
Colesterol 0 mg 0%
Fibra dietética 0,5 g 2%
Vitaminas
Folatos 16 μg 4%
Niacina 0,600 mg 4%
Ácido pantotênico 0,298 mg 6%
Piridoxina 0,061 mg 5%
Riboflavina 0,110 mg 8,5%
Tiamina 0,050 mg 4%
Vitamina A 7384 IU 246%
Vitamina C 9,0 mg 15%
Vitamina E 1,06 mg 7%
Vitamina K 1,1 mcg 1%
Eletrólitos
Sódio 1 mg 0,5%
Potássio 340 mg 7%
Minerais
Cálcio 21 mg 2%
Ferro 0,127 mg 14%
Magnésio 0,80 mg 10%
Fósforo 12 mg 3%
Zinco 0,125 mg 0,5%
Fito-nutrientes 44mg 5%
Β-Caroteno 0,3 mcg <0,5%
Cripto-xantina-β 0,32 mg 3%
Luteína-zeaxantina
Energia 515 mcg
Carboidratos 3100 mcg
Proteínas 2145 mcg
Gorduras totais 1500 mcg

Fonte: base de dados do USDA National Nutrient

Fontes

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