Avelãs

Avelã é uma noz doce e incrivelmente nutritiva originada no sul da Europa e na Turquia.

Ela é cultivada em muitas regiões do mundo, incluindo os Estados Unidos, onde há uma grande cultura comercial.

O óleo de avelã, extraído dos grãos, é usado como óleo base ou transportador na medicina e na aromaterapia.

avelã

Benefícios da avelã para a saúde

As avelãs tem muita energia e são carregadas com bastantes nutrientes que beneficiam o metabolismo. Elas são essenciais para a saúde ideal. 100 g de avelãs carregam 628 calorias.

A avelã é rica em ácidos graxos mono-insaturados, como ácido oleico e ácido graxo essencial, ácido linoleico que ajuda a baixar LDL ou colesterol ruim e eleva HDL ou colesterol bom.

Estudos de pesquisa sugerem que a dieta mediterrânea abundante em ácidos graxos monoinsaturados contribuem para a prevenção da doença arterial coronariana e derrames cardíacos, favorecendo o perfil lipídico do sangue saudável.

  • Fonte de fibra dietética
    As nozes são ricas em fibras dietéticas , vitaminas e minerais e embaladas com inúmeros fitoquímicos promotores da saúde.
    Ao todo, eles ajudam a proteger de doenças e cânceres.
  • Excepcionalmente ricas em folato
    As avelãs são excepcionalmente ricas em folato , que é uma característica única para as nozes.
    100 g de nozes frescas carregam 113 μg; ou seja, cerca de 28% recomendaram a ingestão diária desta vitamina.

    O folato é uma vitamina essencial do complexo B que ajuda a prevenir a anemia megaloblástica e , o mais importante, os defeitos do tubo neural no recém-nascido. Boas notícias para as mulheres grávidas!

  • Fonte de vitamina E
    As nozes de avelã são uma excelente fonte de vitamina E: 
     contém cerca de 15 g por 100 g (fornecendo 100% de RDA ).

    A vitamina-E é um poderoso antioxidante lipídico solúvel necessário para manter a integridade da mucosa e da pele, protegendo-a de “radicais de oxigênio livre” prejudiciais.

  • Não contém glúténAs avelãs, como nas amêndoas , são livres de glúten e, portanto, fontes de alimentos alternativos seguras que podem ser empregadas na preparação de fórmulas alimentares sem glúten para pacientes com doençasglúten sensíveis ao trigo, alérgicas e celíacas .
  • Fonte de vitaminas e minerais

    Além de serem ricos em folatos, eles embalaram com muitos outros grupos importantes de vitaminas do complexo B, como riboflavina, niacina, tiamina, ácido pantotênico e piridoxina (vitamina B-6).

    São fontes ricas de minerais como manganês, potássio, cálcio, cobre, ferro, magnésio, zinco e selênio. O cobre e o manganês são co-fatores essenciais para a enzima antioxidante, superóxido dismutase .

    O ferro ajuda a prevenir a anemia microcítica. O magnésio eo fósforo são componentes vitais do metabolismo ósseo.

  • Adstringentes

    O azeite tem um aroma de noz e possui excelentes propriedades adstringentes.

    Isso ajuda a manter a pele bem protegida da secura.

Dicas de consumo

Tente comprar porcas não confinadas (com a casca externa) em vez de processadas. Fuja das rachaduras, moldes e manchas superficiais e livres de cheiro rançoso.

Para melhor conservação da avelã,  armazene as nozes sem casca (sem o revestimento exterior), no entanto, dentro de um recipiente hermético e coloque na geladeira para evitar que fiquem ranciosas.

Exemplos de preparo

 

  • Avelãs amplamente empregadas na confeitaria, como adição a chocolates, biscoitos, doces e bolos.
  • Eles também são usados ​​para fazer manteiga de avelã, que é uma alternativa popular para pessoas com alergia a amendoim. Também é menos salgado no gosto. No entanto, contém mais teor de gordura que a soja ou a manteiga de amendoim.

 

Cuidados ao consumir

A alergia a avelã é uma resposta de hipersensibilidade de tipo 1 (Ig-E mediada) em algumas pessoas para substâncias alimentares preparadas com estas nozes.

Em geral, a reação alérgica é relativamente mais comumente precipitada pela exposição ao pólen das árvores.

Os sintomas alérgicos, conhecidos como “síndrome de alergia oral”, podem incluir coceira em torno de lábios, língua e garganta, seguido de inchaço nos lábios e garganta, levando a dificuldade respiratória.

Muitas vezes, as reações cruzadas a certas outras nozes, sementes, frutas e vegetais são comuns. Indivíduos com alergia conhecida são, portanto, aconselhados a evitar quaisquer preparações alimentares que contenham produtos de avelã.

Fontes

  1. USDA National Nutrient Database (em inglês).
  2. Stanford School of Medicine Cancer information Page- Nutrition to Reduce Cancer Risk (em inglês).
  3. University of Minnetosa Extension Service-Rural Advantage (em inglês).
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