Avelãs

Avelã é uma noz doce e incrivelmente nutritiva originada no sul da Europa e na Turquia.

Ela é cultivada em muitas regiões do mundo, incluindo os Estados Unidos, onde há uma grande cultura comercial.

O óleo de avelã, extraído dos grãos, é usado como óleo base ou transportador na medicina e na aromaterapia.

avelã

Benefícios da avelã para a saúde

As avelãs tem muita energia e são carregadas com bastantes nutrientes que beneficiam o metabolismo. Elas são essenciais para a saúde ideal. 

100 g de avelãs carregam 628 calorias.

A avelã é rica em ácidos graxos mono-insaturados, como ácido oleico e ácido graxo essencial, ácido linoleico que ajuda a baixar LDL ou colesterol ruim e eleva HDL ou colesterol bom.

Estudos de pesquisa sugerem que a dieta mediterrânea abundante em ácidos graxos monoinsaturados contribuem para a prevenção da doença arterial coronariana e derrames cardíacos, favorecendo o perfil lipídico do sangue saudável.

  • Fonte de fibra dietética

As nozes são ricas em fibras dietéticas , vitaminas e minerais e embaladas com inúmeros fitoquímicos promotores da saúde.

Ao todo, eles ajudam a proteger de doenças e cânceres.

  • Excepcionalmente ricas em folato

As avelãs são excepcionalmente ricas em folato , que é uma característica única para as nozes.

100 g de nozes frescas carregam 113 μg; ou seja, cerca de 28% recomendaram a ingestão diária desta vitamina.

O folato é uma vitamina essencial do complexo B que ajuda a prevenir a anemia megaloblástica e , o mais importante, os defeitos do tubo neural no recém-nascido.

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  • Fonte de vitamina E

As nozes de avelã são uma excelente fonte de vitamina E:  contém cerca de 15 g por 100 g (fornecendo 100% de RDA ).

A vitamina-E é um poderoso antioxidante lipídico solúvel necessário para manter a integridade da mucosa e da pele, protegendo-a de “radicais de oxigênio livre” prejudiciais.

  • Não contém glútén

As avelãs, como nas amêndoas , são livres de glúten.

Portanto, as avelãs são fontes de alimentos alternativos seguras que podem ser empregadas na preparação de fórmulas alimentares sem glúten para pacientes com doenças glúten sensíveis ao trigo, alérgicas e celíacas .

  • Fonte de vitaminas e minerais

Além de serem ricos em folatos, eles embalaram com muitos outros grupos importantes de vitaminas do complexo B, como riboflavina, niacina, tiamina, ácido pantotênico e piridoxina (vitamina B-6).

São fontes ricas de minerais como manganês, potássio, cálcio, cobre, ferro, magnésio, zinco e selênio. 

O cobre e o manganês são co-fatores essenciais para a enzima antioxidante, superóxido dismutase .

O ferro ajuda a prevenir a anemia microcítica.

O magnésio e o fósforo são componentes vitais do metabolismo ósseo.

  • Adstringentes

O azeite tem um aroma de noz e possui excelentes propriedades adstringentes.

Isso ajuda a manter a pele bem protegida da secura.

Dicas de consumo

Tente comprar porcas não confinadas (com a casca externa) em vez de processadas. Fuja das rachaduras, moldes e manchas superficiais e livres de cheiro rançoso.

Para melhor conservação da avelã,  armazene as nozes sem casca (sem o revestimento exterior), no entanto, dentro de um recipiente hermético e coloque na geladeira para evitar que fiquem ranciosas.

Exemplos de preparo

 

  • Avelãs amplamente empregadas na confeitaria, como adição a chocolates, biscoitos, doces e bolos.
  • Eles também são usados ​​para fazer manteiga de avelã, que é uma alternativa popular para pessoas com alergia a amendoim. Também é menos salgado no gosto. No entanto, contém mais teor de gordura que a soja ou a manteiga de amendoim.

 

Cuidados ao consumir

A alergia a avelã é uma resposta de hipersensibilidade de tipo 1 (Ig-E mediada) em algumas pessoas para substâncias alimentares preparadas com estas nozes.

Em geral, a reação alérgica é relativamente mais comumente precipitada pela exposição ao pólen das árvores.

Os sintomas alérgicos, conhecidos como “síndrome de alergia oral”, podem incluir coceira em torno de lábios, língua e garganta, seguido de inchaço nos lábios e garganta, levando a dificuldade respiratória.

Muitas vezes, as reações cruzadas a certas outras nozes, sementes, frutas e vegetais são comuns.

Indivíduos com alergia conhecida são, portanto, aconselhados a evitar quaisquer preparações alimentares que contenham produtos de avelã.

Fontes

  1. USDA National Nutrient Database (em inglês).
  2. Stanford School of Medicine Cancer information Page- Nutrition to Reduce Cancer Risk (em inglês).
  3. University of Minnetosa Extension Service-Rural Advantage (em inglês).
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