Amendoim

O amendoim é um tipo de noz crocante e conhecida pela humanidade há séculos que traz muitos nutrientes benéficos para a saúde.

Na verdade, o amendoim é uma leguminosa, mas tem quase todas as qualidades de outras nozes comestíveis populares, como pistache, amêndoas etc.

Acredita-se que o amendoim tem origem nas Américas centrais,de onde se espalhou para o resto do mundo com os exploradores espanhóis.

Hoje, é uma das sementes oleaginosas amplamente cultivadas e uma cultura comercial estabelecida principalmente na China, Índia, nações africanas e nos Estados Unidos.

Benefícios do amendoim para a saúde

Os amendoins são ricos em energia (567 calorias por 100 g) e contêm nutrientes, minerais, antioxidantes e vitaminas que são essenciais para a saúde ideal.

 

Amendoim é bom para o colesterol

Ele tem níveis suficientes de ácidos graxos monoinsaturados (MUFA), especialmente ácido oleico.

O MUFA ajuda a diminuir o LDL ou o “colesterol ruim” e aumenta o nível de HDL ou “colesterol bom” no sangue.

Estudos de pesquisa sugerem que a dieta mediterrânea, rica em ácidos graxos monoinsaturados, ajuda a prevenir a doença arterial coronariana e o risco de AVC, favorecendo o perfil lipídico sérico saudável.

 

Fonte de proteína

Os grãos de amendoim são uma boa fonte de proteína dietética; compor aminoácidos de qualidade fina que são essenciais para o crescimento e o desenvolvimento.

 

Previne contra o câncer, doenças cardíacas e degenerativas

Estudos de pesquisa mostraram que o amendoim contém altas concentrações de antioxidantes polifenólicos, principalmente ácido p-coumarico.

Este composto foi pensado para reduzir o risco de câncer de estômago, limitando a formação de nitrosaminas cancerígenas no estômago.

 

Os amendoim são uma excelente fonte de resveratrol, outro antioxidante polifenólico.

Verificou-se que o resveratrol possui uma função protectora contra cancros, doenças cardíacas, doenças dos nervos degenerativos, doença de Alzheimer e infecções virais / fúngicas.

 

Além disso, estudos sugerem que o resveratrol pode reduzir o risco de acidente vascular cerebral através da alteração de mecanismos moleculares nos vasos sanguíneos.

Isso reduz a suscetibilidade ao dano vascular através da diminuição da atividade da angiotensina, um hormônio sistêmico responsável pela constrição dos vasos sanguíneos que elevaria a pressão arterial e aumenta a produção de hormônio vasodilatador, óxido nítrico.

Antioxidante

 

Estudos de pesquisa recentes sugerem que assar / ferver aumenta a biodisponibilidade antioxidante no amendoim.

Verificou-se que os amendoins cozidos têm aumento de duas e quatro vezes em antioxidantes de isoflavonas bioquanina-A e conteúdo de genisteína , respectivamente. ( Jornal da química agrícola e alimentar – em inglês).

 

Rico em vitaminas e minerais

Os grãos são uma excelente fonte de vitamina E (α-tocoferol): tem cerca de 8 g por 100 g.

A vitamina E é um poderoso antioxidante lipídico solúvel que ajuda a manter a integridade da mucosa e da pele protegendo contra radicais livres de oxigênio nocivos.

 

Os amendoins são embalados com muitos grupos importantes de complexos B de vitaminas, tais como riboflavina, niacina, tiamina, ácido pantotênico, vitamina B-6 e folatos.

100 g de amendoim fornecem cerca de 85% de RDI de niacina, o que contribui para a saúde e o fluxo sanguíneo para o cérebro.

 

O amendoim é uma rica fonte de minerais como cobre, manganês, potássio, cálcio, ferro, magnésio, zinco e selênio.

Apenas um punhado de amendoim por dia fornece níveis recomendados de antioxidantes fenólicos, minerais, vitaminas e proteínas.

Dicas de consumo

O amendoim é fácil de encontrar em mercados e mercearias durante todo o ano.

Os formatos comercializados são diversos: em casca, sem molas, salgadas e adoçadas podem ser encontradas para compra.

Procure comprar o amendoim com a casca exterior intacta, em vez de processado. Isso é mais saudável.

Os amendoim não processados ​​podem ser colocados em um local fresco e seco durante muitos meses, enquanto que os descascados devem ser colocadas dentro do recipiente hermético e mantidos na geladeira para evitar que fiquem râncidas.

Exemplos de preparo

  • Os grãos de amendoim costumam comer puros, criando-os com pressão firme entre os dedos ou usando cortadores, ou máquina de nozes.
  • O amendoim também pode ser apreciado assado, fervido, salgado ou adoçado.
  • Eles são nozes agradavelmente gostosas. Quando assado aumenta o sabor e os níveis de antioxidantes como o ácido p-coumarico e ajuda a remover a aflatoxina tóxica.
  • As sementes torradas e trituradas geralmente são aspergidas sobre saladas, sobremesas, particularmente sundaes e outras preparações à base de leite.
  • Os amendoins cozidos possuem sabor e sabor únicos. A fervura, de fato, enriquece seu perfil nutricional e antioxidante.
  • A manteiga de amendoim é uma pasta de alimentos preparada a partir de nozes torradas, com ou sem adição de óleo. É popular em todo o mundo e comumente usado como mergulho / propagação.
  • O leite de amendoim também é uma bebida saudável sem lactose bastante consumida no mundo.
  • O “chutney” de amendoim, feito a partir dessas nozes, pimentas , sal, folhas de coentro, alho e sementes de mostarda, é popular entre as regiões do sul da Índia e do Sri Lanka.
  • O óleo de amendoim é outra fonte saudável de óleo de cozinha comestível, como a soja ou os óleos de oliva. É amplamente utilizado na culinária pelo seu sabor aromático, especialmente nos muitos estados indianos do sul e no Sri Lanka.

Atenção, alérgicos.

A alergia ao amendoim é um tipo de resposta de hipersensibilidade em algumas pessoas a substâncias alimentares preparadas usando estas nozes.

A reação exagerada resultante do sistema imunológico pode se manifestar como sintomas físicos graves como vômitos, dor de estômago, inchaço dos lábios e garganta, levando a dificuldade respiratória, congestão no peito e às vezes a morte.

Por isso, é aconselhável evitar quaisquer preparações alimentares que contenham produtos de amendoim nesses indivíduos.

Os amendoim são uma das culturas facilmente suscetíveis a infecção por fungos (por exemplo), especialmente por Aspergillus flavus, que produz aflatoxina.

A aflatoxina é um agente cancerígeno conhecido e potente que pode causar cirrose hepática e câncer.

O assado ajuda a reduzir os níveis de toxina nestas nozes e, assim, oferece alguma proteção contra a aflatoxina.

Fontes:

  1. Refer Stanford Medicine cancer center information page-Nutrition to reduce cancer risk (em inglês).
  2. USDA National Nutrient Database (em inglês).
  3. Journal of agricultural and food chemistry (em inglês).
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